sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

_Concurso Folha - ILUSTRadoRes

"Os índios da Ama-
zônia são contrá-
rios ao leilão do complexo hidrelé-
trico do Rio Madeira, querem a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas e cobram a garantia de seus direitos previstos na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)".[...]
[...]"Eles dizem que a construção da hidrelétrica vai ALAGAR parte das terras e, por causa do lago que se formará, a cerimônia do Quarup – a festa anual feita pelos índios do Xingu para homenagear seus mortos – será inviabilizada".
"Itaituba - Para fortalecer a luta contra a construção de hidrelétricas na Amazônia, membros de movimentos sociais e povos indígenas decidiram se unir. Prova disso é que nesta quarta-feira (25) teve início em Itaituba, no Pará, o ‘I Encontro dos Povos e Comunidades Atingidas e Ameaçadas por Projetos de Infraestrutura’. A mobilização segue até sexta-feira (27) com atividades de sensibilização e encontros para traçar as estratégias que os movimentos deverão seguir daqui para frente.
O Encontro unificado deverá reunir cerca de 700 pessoas no Parque de Exposição de Itaituba, entre lideranças sociais e indígenas do Rondônia, Mato Grosso e Pará. Também estarão presentes pesquisadores do Painel de Especialistas que avaliou os impactos da usina hidrelétrica de Belo Monte, representantes do Ministério Público Federal e de várias ONGs socioambientais.
O intuito é articular, conjuntamente, estratégias unificadas que possam barrar os projetos de construção de hidrelétricas na bacia Amazônica. O foco dos debates estará nas grandes obras que já estão em andamento no rio Madeira (RO) e nas usinas planejadas no rio Teles Pires (MT), Tapajós (PA) e Xingu (PA)." (http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/movimentos-sociais-e-indios-se-unem-contra-as-hidreletricas/5951)