terça-feira, 21 de dezembro de 2010

_Ilustração Capa do livro: AFORISMOS

_Aforismos são pequenos textos, máximas, ditados sobre um assunto específico. No caso deste lançamento da Editora Unifesp, os Aforismos são de Hipócrates, médico grego que viveu entre os séculos V e IV a.C. e hoje é considerado o pai da Medicina ocidental. O juramento, que muitos atribuem a ele, é até hoje símbolo da ética na saúde. Há porém quem afirme que o escrito tenha sido elaborado numa época muito posterior. Seja como for, a obra é das mais importantes na história da Medicina ao revelar as origens e os fundamentos
da prática médica. Portanto, a curiosidade histórica da obra não é a única razão para se ler Aforismos. Através dela, descobre-se que a escola hipocrática, na verdade, alicerçou a atual medicina científica e racional.
A tradução é de Joffre M. de Rezende, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e médico gastroenterologista. Além de suas atividades docentes, foi editor da Revista Goiana de Medicina por 35 anos.
Em 1987, iniciou, na mesma faculdade, um curso de extensão de História da Medicina, que se tornou disciplina curricular eletiva. É um dos membros fundadores da Sociedade Brasileira de História da Medicina.
Aforismos faz parte da Coleção História da Medicina e é a terceira obra da série. As lançadas anteriormente são À Sombra do Plátano: Crônicas de História da Medicina, de Joffre Marcondes de Rezende e Estudo Anatômico do Movimento do Coração e do Sangue, de William Harvey.
(texto de Ricardo Gomes - (Mtb 17.118))